Animais em extinção ou ameaçados de Extinção

Animais Extintos a milhares de anos na natureza

animais extintos milhares de anos Animais Extintos a milhares de anos na natureza
Quando se fala de animais extintos há milhares de anos, logo vem a mente os dinossauros, animais que a humanidade não conviveu, mas que com o passar dos milhares de anos sobraram vestígios deles, há até os profissionais especialistas nesses animais extintos, os paleontologistas.
A extinção em massa de espécies em escala mundial está ocorrendo durante a moderna época geológica do Holoceno. A grande quantidade de extinções cobre minuciosa quantidade de extinções de plantasanimais incluindo mamíferos, aves, anfíbios, répteis e antrópodes.
Essa era de extinção inclui o desaparecimento notável de grandes mamíferos, ao fundo da última glaciação (9 mil a 13 mil anos atrás). Esses desaparecimentos têm sido considerados uma resposta a mudança climática ou resultado da proliferação dos humanos modernos. Estas extinções ocorreram perto do limite do Pleistoceno-Holoceno também chamados de extinções em massa da Era do Gelo. Entre os animais extintos dessa época estão: mamute-lenoso (foto), rinoceronte lanudo, alce gigante, Leão da Cavernas, Ursos das Cavernas, Hiena das Cavernas, Elefantes-anões, Cisne-gigante, Rato-gigante.
Essa extinção de milhares de anos se arrasta até nossos dias em espécies que se extinguem a cada época, muitas são causadas pelainfluência humana. As extinções são minimizadas pela sobrevivência de poucas espécies em cativeiro como é o caso atual do Panda-Gigante, Rinoceronte-de-Java, furões-de-pés-pretos etc.
Outros animais completam essa lista de animais: Golfinho do rio chinês, Tigre da Tasmânia, Quagga, Urso do Atlas, Leão do Cabo, Codorna da Nova Zelândia, Alca Gigante, Tigre Persa, Coqui Dourado Pika Sarda.
Já os conhecidos Dinossauros, foram extintos no período mais conhecido de extinções de animais: a era entre o fim do período cretáceo- a era entre o fim do período Cretáceo e início do Terciário. Este evento vitimou 26% das famílias existentes e pelo menos 75% das espécies tanto de organismos terrestres e marinhos. As classes mais afetadas foram às répteis e a dos moluscos. Entre as espécies extintas estão: os dinossauros, Plasiossauros, Pterossauros, Anonites etc.
Em 1998, o American Museum of Natural History fez uma pesquisa entre biólogos a qual revelou que a maioria deles acredita que estamos no início de um processo de extinção em massa acelerada. Calcula-se que nas taxas atuais de perturbação humana na biosfera, metades de todas as espécies de vida estarão extintas e, 100 anos. Vários outros estudos reforçam essa ideias. Por isso, temos muita responsabilidade de certa forma na extinção dos animais futuramente. Devemos repensar na nossa relação com os animais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário