Reciclagem e ciclo da reciclagem

















Reciclagem:
segundo a Wikipédia a A reciclagem é uma das ações da política dos três  Rs - Reduzir, Reutilizar e Reciclar. É o termo geralmente utilizado para designar o reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para um novo produto ou matéria.
A política dos três Rs é um conjunto de ações que foram sugeridas durante a Cúpula da Terra , realizada no Rio de Janeiro em 1992. Também foi divulgada no 5° Programa Europeu para o Ambiente e Desenvolvimento em 1993.

Reciclar significa transformar objetos materiais usados em novos produtos para o consumo. Esta necessidade  foi despertada pelos seres humanos, a partir do momento em que se verificou os benefícios que este procedimento trás para o planeta Terra.

Importância e vantagens da reciclagem 

A partir da década de 1980, a produção de embalagens e produtos descartáveis  aumentou significativamente, assim como a produção de lixo, principalmente nos países desenvolvidos. Muitos governos e ONGs estão cobrando de empresas posturas responsáveis: o crescimento econômico deve estar aliado à preservação do meio ambiente. Atividades como campanhas de coleta seletiva de lixo e reciclagem de alumínio e papel, já são comuns em várias partes do mundo.
No processo de reciclagem, que além de preservar o meio ambiente também gera riquezas, os materiais mais reciclados são o vidro, o alumínio, o papel e o plástico. Esta reciclagem contribui para a diminuição significativa da poluição do solo, da água e do ar. Muitas indústrias estão reciclando materiais como uma forma de reduzir os custos de produção.
Um outro benefício da reciclagem é a quantidade de empregos que ela tem gerado nas grandes cidades. Muitos desempregados estão buscando trabalho neste setor e conseguindo renda para manterem suas famílias. Cooperativas de catadores de papel e alumínio já são uma boa realidade nos centros urbanos do Brasil.
reciclagem de papelsacolas feitas com papel reciclavel

Muitos materiais como, por exemplo, o alumínio pode ser reciclado com um nível de reaproveitamento de quase 100%. Derretido, ele retorna para as linhas de produção das indústrias de embalagens, reduzindo os custos para as empresas.
Muitas campanhas educativas têm despertado a atenção para o problema do lixo nas grandes cidades. Cada vez mais, os centros urbanos, com grande crescimento populacional, tem encontrado dificuldades em conseguir locais para instalarem depósitos de lixo. Portanto, a reciclagem apresenta-se como uma solução viável economicamente, além de ser ambientalmente correta. Nas escolas, muitos alunos são orientados pelos professores a separarem o lixo em suas residências. Outro dado interessante é que já é comum nos grandes condomínios a reciclagem do lixo.

símbolos da reciclagem - papel plástico metal  vidro Símbolos da reciclagem por material
Assim como nas cidades, na zona rural a reciclagem também acontece. O lixo orgânico é utilizado na fabricação de adubo orgânico para ser utilizado na agricultura.
Como podemos observar, se o homem souber utilizar os recursos da natureza, poderemos ter , muito em breve, um mundo mais limpo e mais desenvolvido. Desta forma, poderemos conquistar o tão sonhado desenvolvimento sustentável do planeta.

Exemplos de Produtos Recicláveis

- Vidro: potes de alimentos (azeitonas, milho, requeijão, etc), garrafas, frascos de medicamentos, cacos de vidro.
- Papel: jornais, revistas, folhetos, caixas de papelão, embalagens de papel.
- Metal: latas de alumínio, latas de aço, pregos, tampas, tubos de pasta, cobre, alumínio.
- Plástico: potes de plástico, garrafas PET, sacos plásticos, embalagens e sacolas de supermercado.

ciclo da reciclagem:

Você está curioso sobre como é feita a reciclagem da garrafa daquele refrigerante que acabou de tomar? Ou das embalagens de isopor que envolvem uma infinidade de eletrodomésticos? Conheça mais sobre os processos de transformação e reciclagem do lixo em novos produtos, que geram inúmeros benefícios para você e para nosso planeta!

Rose não sabe que o isopor que protege sua nova máquina de lavar pode ser reciclado. Paula guarda lâmpadas fluorescentes queimadas em casa, pois não sabe se elas podem ou não ser recicladas. Lurdes compra por semana em torno de 8 caixas de suco e leite em embalagens longa vida ou Tetra Park, mas não sabe que pode destiná-las para reciclagem.
Talvez você, assim como elas, também esteja cheio de dúvidas quanto aos processos de reciclagem de cada tipo de material e é este o objetivo deste artigo, mostrar, de forma simplificada, alguns dos processos aplicados na reciclagem de papelaçoalumínioplástico e outros.
Muitas famílias hoje dependem da indústria da reciclagem. A maior parte delas trabalha na coleta e separação dos materiais, como é o caso de Neusa Maria, uma agente ambiental que recolhe latas de alumínio e outros materiais pelas ruas de São Paulo.
Neusa Maria faz parte de um processo enorme que envolve pessoasindústria e sociedade e que imita o próprio funcionamento do planeta em seus ciclos de criação e destruição, que funcionam há muitos bilhões de anos. Desta forma, equilíbrios são mantidos ou reconfigurados.
Hoje a indústria da reciclagem está em um estágio tecnológico bem avançado. É possível reciclar materiais que, há alguns anos, não podiam ser reaproveitados ou cujo processo era extremamente complicado, como as lâmpadas e as embalagens longa vida ou Tetra Pak.
Listamos abaixo os vários processos envolvidos na reciclagem dos principais materiais presentes em nosso dia a dia. Alguns dos processos podem variar dependendo da indústria que os processa, ou seja, cada indústria de reciclagem pode utilizar métodos ou etapas um pouco diferentes das sequências apresentadas.

Latas de Alumínio

O Brasil é o campeão mundial de reciclagem de latas de alumínio, muito disto se deve aos agentes dereciclagem que as coletam nas ruas. Além disto, fazer alumínio, a partir da reciclagem, gasta menos de 5% da energia e emite em torno de 5% do gás carbônico utilizado para se extrair e processar a bauxita da natureza.
O processo de reciclagem industrial segue os seguintes passos:
  1. as latas são coletadas por cooperativas em escolas, supermercados, condominios ou por catadores individuais que as encontram pelas ruas;
  2. são prensadas e empacotadas por sucateiros para facilitar o transporte;
  3. seguem para a indústria de fundição;
  4. em fornos, com temperaturas acima de de 660º, as latas são derretidas;
  5. saindo do forno, o alumínio derretido é transformado em lingotes que são barras ou tiras de metal;
  6. os lingotes são revendidos aos fabricantes de lâminas de alumínio, que, por sua vez, revendem à indústria de alumínio.

Resultado:

São fabricadas novas latas, acessórios de carros, bicicletas, janelas e portões e qualquer outro produto cuja matéria prima leve alumínio.














Nenhum comentário:

Postar um comentário